quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Serviço Social no ambiente hospitalar

A importância do Serviço Social no ambiente hospitalar

Envie para um 
Equipe do Serviço Social, unidade Santa Catarina.
Equipe do Serviço Social, unidade Santa Catarina.

“A atuação do Assistente Social, no ambiente hospitalar, implica em reforçar as noções de cidadania e de direito à saúde e às demais políticas sociais junto ao paciente, familiares e responsáveis”. Com estas palavras, a chefe do Serviço Social do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Assistente Social Danille Sachetto Ribeiro, ressalta a importância deste profissional que comemora seu dia em 15 de maio.
O Serviço Social do HU conta com uma equipe de 21 pessoas, incluindo profissionais, residentes e estagiários, que oferecem à comunidade assistência nas Enfermarias e Ambulatórios das duas unidades. Entre as atividades oferecidas pela equipe estão: orientações sobre direitos trabalhistas e previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria; orientação sobre programas governamentais; contato com instituições que contribuam para a continuidade do tratamento do paciente; visitas domiciliares entre outras.
Nas Enfermarias da unidade Santa Catarina, o paciente participa de uma entrevista social, realizada no momento da internação, para avaliar possíveis encaminhamentos e orientações durante sua permanência no hospital. “Após o internamento, os pacientes e responsáveis recebem acompanhamento individual”, completa Danielle.
Além da assistência individual, o paciente internado e os acompanhantes são convidados a participar dos projetos de Educação à Saúde, vinculados aos programas de extensão da UFJF, desenvolvidos em cada Enfermaria. Entre estes estão: “Fala Mulher”, da Enfermaria Medicina de Mulheres; “DST/AIDS – Na Mira da Prevenção”, da Enfermaria Medicina de Homens; “Momento Cirúrgico”, da Enfermaria Cirúrgica, entre outros. O Serviço desenvolve, ainda, o Projeto Humanizar voltado para o resgate da cultura no espaço hospitalar, que abrange todas as Enfermarias.

No atendimento ambulatorial, realizado na unidade Dom Bosco, o HU disponibiliza um espaço físico que inclui quatro boxes para acolhimento integrado e uma sala de atendimento individual. “Nesta unidade, o Serviço realiza orientações sobre exames, encaminhamento do paciente para outros Serviços do Hospital ou para outras unidades da rede de saúde da cidade e marcações de consultas”, explica a Assistente Social.
Equipe do Serviço Social, unidade Dom Bosco.
Equipe do Serviço Social, unidade Dom Bosco.

Na unidade Dom Bosco, também são desenvolvidos trabalhos em ambulatórios específicos, como os Projetos de “Atenção Interdisciplinar aos pacientes em Controle de Hanseníase”; “Viver Melhor: Assistência integral às mulheres no climatério”; “Acompanhamento, Educação e Prevenção em Diabetes Mellitus ”; “Peito Aberto”, entre outros. Todos estes projetos envolvem uma equipe multiprofissional que oferece aos pacientes atendimentos em grupo e individual, além de atividades de sala de espera.
Durante a sala de espera, a equipe promove a divulgação dos Projetos e distribui folders com material educativo aos pacientes. “Este trabalho é desenvolvido com o intuito de reforçar a prevenção e promoção da saúde, transmitindo informações sobre determinados temas junto aos pacientes que aguardam consulta nas diferentes especialidades do HU”, enfatiza Daniele.
Para garantir a atualização dos Assistentes Sociais do Hospital, o Serviço promove reuniões mensais para toda equipe, nas quais são discutidos assuntos específicos da área. No próximo encontro, o tema abordado será o “Estatuto da Criança e Adolescente: implicações na saúde”. As atividades de ambulatório, na unidade Dom Bosco, acontecem, de segunda e sexta-feira, de 7 às 19 horas, de acordo com a demanda dos projetos e ambulatórios de especialidades. Nas enfermarias, o Serviço funciona, de segunda a sexta-feira, de 7 às 22 horas, e nos finais de semana e feriados em sistema de plantão de sobreaviso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário